Modelos de cor
Os modelos de cor fornecem métodos que permite especificar uma determinada cor. Por outro lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Os modelos de cor podem ser aditivo ou subtrativo, o aditivo é o modelo em que a luz é emitida e projetada num ecrã, a mistura de cores emitidas por fontes luminosas. Já o subtrativo é o modelo em que a luz é refletida, a mistura de cores de pintura ou impressão.
Existem vários modelos de cor e , no campo da imagem digital, estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores): RGB- permite exibir imagens de cor em monitores; CMYK- é utilizado na impressão; HSV- é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico; YUV- é utilizado na transmissão de sinais de televisão.
Modelo de cor RGB
O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O principal objetivo do modelo de cores RGB é para a deteção, representação e exibição de imagens em sistemas eletrônicos, como televisores e computadores, embora também tenha sido usado na fotografia convencional. Antes da era eletrônica, o modelo de cores RGB já tinha uma teoria sólida por trás, baseada na perceção humana das cores. Quando um dos componentes tem a intensidade mais forte, a cor é um tom próximo a essa cor primária (avermelhada, esverdeada ou azulada) e quando dois componentes têm a mesma intensidade mais forte, a cor é um tom de cor secundária de ciano, magenta ou amarelo). Uma cor secundária é formada pela soma de duas cores primárias de igual intensidade: ciano é verde + azul, magenta é vermelho + azul e amarelo é vermelho + verde. Toda cor secundária é o complemento de uma cor primária; quando uma cor secundária primária e complementar é adicionada, o resultado é branco: ciano complementa vermelho, magenta complementa verde e amarelo complementa azul.
Este modelo foi originado a partir do modelo CMY mas a diferença é que neste modelo existe a cor preta (black). Este modelo, ao contrário do anterior, é um modelo subtrativo, descrevendo agora as cores a partir de diferentes cores primárias: magenta, ciano e amarelo. Este modelo é muito semelhante ao anterior, contudo a posição das cores representadas no cubo é diferente. Este modelo baseia-se nas cores que são refletidas e absorvidas no espetro, daí este modelo ser subtrativo por as cores são criados pela redução de outras. As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY.
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.
Modelo de cor HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness-matiz, saturação e brilho, respetivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
Matiz (tonalidade): Verificar o tipo de cor, abragendo todas as cores do espetro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
Modelo de cor YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.
O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário