Cidadania digital

                                

    

 





                                                                A Cidadania Digital é a utilização apropriada e responsável dos recursos tecnológicos.

   Frequentemente, os utilizadores da tecnologia vêm esta área como um dos problemas mais prementes ao lidarem com a Cidadania Digital. Reconhecemos comportamentos inadequados quando os vemos,    mas antes das pessoas começarem a usar a tecnologia não aprendem etiqueta digital (isto é, normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital). A comunicação digital refere-se às formas de trocas de informação entre os usuários dos ambientes virtuais. Por meio das médias digitais, aplicativos de mensagens, e-mails, redes sociais e outros espaços de interação online, as pessoas podem se comunicar com outras em qualquer lugar do mundo, o que é útil não só para a aproximação entre elas, mas também para atividades comerciais, educacionais e de utilidade pública. A literacia digital não é apenas saber mexer nas redes sociais, saber criar páginas, sites ou blogs, ou conseguir ter publicações nas tendências, mas sim entender acima de tudo o que são realmente as redes sociais, o que representa uma página, site ou conteúdo no digital. O acesso digital diz respeito à existência de oportunidades reais de participação das pessoas em variadas instâncias do universo digital. Essa acessibilidade deve ser possível a todos os indivíduos, isto é, a cidadãos de diferentes classes econômicas, regiões e faixas etárias, configurando-se como igualitária e equilibrada. O comércio digital corresponde às transações de compra e venda de produtos e serviços que são feitas por meio ambiente digital. Com uma estratégia para facilitar e baratear as compras ao mesmo tempo em que aumenta as vendas, os negócios digitais são vantajosos, mas devem ser feitos apenas em sites seguros. A lei digital corresponde ao estabelecimento e decorrente cumprimento de legislação específica que rege as ações permitidas e aponta os atos proibidos no universo digital. Como cidadão digital, todo usuário das ferramentas tecnológicas deve seguir as normas éticas e legais que fundamentam as condutas nesse tipo de ambiente. O direito e responsabilidade digital está associado às liberdades de que usufruem os usuários das tecnologias online. Desse modo, os cidadãos têm determinados direitos, resguardados pela constituição, tais como liberdade de expressão e privacidade, os quais são necessariamente acompanhados de responsabilidades, referentes, em especial, ao respeito ao exercício da cidadania pelos outros. A saúde e bem-estar digital refere-se à manutenção e à criação de condições físicas e psicológicas favoráveis aos cidadãos digitais. Trata-se de buscar o equilíbrio entre o uso das tecnologias e a promoção de hábitos saudáveis, evitando o surgimento de problemas visuais e lesões provenientes de esforço manual repetitivo, bem como o isolamento social. A segurança digital diz respeito às precauções necessárias para a garantia de proteção de dados. Também no mundo digital, há pessoas especializadas na prática dos mais diversos tipos de crime, como roubo, difamação e abuso sexual. Por isso, os usuários devem ter cautela, utilizando dispositivos com softwares antivírus e outros mecanismos de segurança, bem como inserindo senhas de difícil acesso em seus equipamentos e contas.

  

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